Procura

PedagogiaEvasão escolar: causas e conseqüências


EXERCÍCIOS - Exercício 4

  • (CESPE 2017)

Apesar do aumento de cerca de 130% nos últimos treze anos no número de matrículas nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, um fator é bastante preocupante: as taxas de evasão, que, no ensino presencial geral, é de 24,9% e, no ensino a distância, chega a 28,8%.

SEMESP. Mapa do ensino superior 2015 . Internet:

<http://convergenciacom.net>   (com adaptações).

Tendo as informações do texto precedente como referência e considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.




A) É importante considerar, na melhoria do desempenho acadêmico, um conjunto de ações voltadas para as políticas de permanência fundamentadas na insuficiência de condições financeiras e culturais dos alunos.

B) A evasão poderá ser reduzida ao ser realizado um acompanhamento efetivo das instituições de ensino superior, sem ênfase ao problema aluno-mercado de trabalho.

C) A articulação entre disciplinas, demandas dos alunos e mercado de trabalho é dispensável, uma vez que a evasão tem taxas semelhantes no ensino tanto presencial quanto a distância.

D) É importante a avaliação dos processos de ensino, uma vez que as semelhanças entre as taxas de evasão nas duas modalidades de ensino superior indicam a inexistência de falhas no tipo de serviço prestado.

E) A execução de programas de assistência e de orientação de alunos deve ser desenvolvida ou aperfeiçoada para serem detectadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5

Vamos para o Anterior: Exercício 3

Tente Este: Exercício 22

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.71ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.59ms))((ts_substr_im=0.94ms))
((total= 4ms))