PedagogiaEvasão escolar: causas e conseqüências
- (CESPE 2017)
Apesar do aumento de cerca de 130% nos últimos treze anos no número de matrículas nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, um fator é bastante preocupante: as taxas de evasão, que, no ensino presencial geral, é de 24,9% e, no ensino a distância, chega a 28,8%.
SEMESP. Mapa do ensino superior 2015 . Internet:
<http://convergenciacom.net> (com adaptações).
Tendo as informações do texto precedente como referência e considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.
A) É importante considerar, na melhoria do desempenho acadêmico, um conjunto de ações voltadas para as políticas de permanência fundamentadas na insuficiência de condições financeiras e culturais dos alunos.
B) A evasão poderá ser reduzida ao ser realizado um acompanhamento efetivo das instituições de ensino superior, sem ênfase ao problema aluno-mercado de trabalho.
C) A articulação entre disciplinas, demandas dos alunos e mercado de trabalho é dispensável, uma vez que a evasão tem taxas semelhantes no ensino tanto presencial quanto a distância.
D) É importante a avaliação dos processos de ensino, uma vez que as semelhanças entre as taxas de evasão nas duas modalidades de ensino superior indicam a inexistência de falhas no tipo de serviço prestado.
E) A execução de programas de assistência e de orientação de alunos deve ser desenvolvida ou aperfeiçoada para serem detectadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
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