PedagogiaLibâneo
- (IF-ES 2019)
Seguem abaixo algumas características das quatro concepções de organização e gestão escolar, propostas por Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 327), na obra “Educação escolar: Políticas, estrutura e organização”.
I – _______ : ênfase na administração regulada (rígido sistema de normas, regras, procedimentos burocráticos de controle das atividades), descuidando-se, às vezes, dos objetivos específicos da instituição escolar.
II – _______ : acompanhamento e avaliação sistemáticos com finalidade pedagógica: diagnóstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientação de rumos e ações, tomada de decisões.
III – _______ : ênfase nas inter-relações mais que nas tarefas.
IV – _______ : privilegia menos o ato de organizar e mais a “ação organizadora” com valores e práticas compartilhados.
Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
A) Técnico-científica, Autogestionária, Interpretativa, Democrático-participativa.
B) Técnico-científica, Democrático-participativa, Autogestionária, Interpretativa.
C) Autogestionária, Interpretativa, Técnico- científica, Democrático-participativa.
D) Autogestionária, Técnico- científica, Interpretativa, Democrático-participativa.
E) Técnico-científica, Democrático-participativa, Interpretativa, Autogestionária.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 66
Vamos para o Anterior: Exercício 64
Tente Este: Exercício 47
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia