PedagogiaAvaliação escolar e suas implicações pedagógicas
- (VUNESP 2019)
Considere o caso a seguir para responder a questão.
Marcos é professor do Ensino Fundamental II há 20 anos.
Preocupado com a pressão que os alunos sentem diante de
provas, que parece ter se intensificado mais recentemente,
suspendeu as avaliações quantitativas em suas aulas. O professor tem considerado as provas prejudiciais ao desenvolvimento autônomo da criatividade e das potencialidades dos
alunos. Como é muito experiente e afirma ter “olho clínico”,
Marcos conta que consegue cedo no ano letivo identificar os
bons alunos e aqueles que terão problemas.
Considerando o caso e a discussão levantada por Libâneo (2013) a respeito da avaliação escolar, a atitude do professor está
A) correta, porque avaliações qualitativas são instrumentos mais atuais e completos, sendo a quantificação prejudicial ao processo de aprendizagem significativa do estudante.
B) correta, porque valoriza a experiência do docente no processo de avaliação e a subjetividade implicada na relação pedagógica.
C) correta, porque compreende a avaliação não como instrumento de controle, mas como a ferramenta de diagnóstico que a define.
D) incorreta, porque excede na subjetividade e ignora as possibilidades de articulação entre a apreciação qualitativa e a sistematização quantitativa.
E) incorreta, porque, ainda que acerte na rejeição das provas e instrumentos quantitativos, erra ao não sistematizar a avaliação qualitativa.
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