Gerência de projetosPmbok e processos de gerenciamento de projetos
- (FCC 2017)
O PMBOK 5ª edição possui dois processos ligados à análise de riscos na área de Gerenciamento de Riscos do Projeto. Um destes processos e uma ferramenta a ele associada são, respectivamente, realizar a análise
A) do apetite dos riscos – Brainstorming , técnica para se obter um consenso de especialistas. Os especialistas em riscos do projeto participam anonimamente.
B) de estimativa dos riscos − Técnica Delphi, na qual as ideias sobre os riscos no projeto são geradas pela equipe, sob a liderança de um facilitador, usando entrevistas em grupo.
C) qualitativa dos riscos – Matriz de Probabilidade e Impacto, técnica na qual cada riscos é classificado de acordo com a sua probabilidade de ocorrência e impacto, se ele realmente ocorrer. A organização determina que combinações de probabilidade e impacto resultam em uma classificação de alto risco, risco moderado e baixo risco.
D) da tolerância dos riscos – Auditoria de Riscos, técnica que examina o projeto do ponto de vista de suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, a fim de aumentar a abrangência dos riscos identificados, incluindo os riscos gerados internamente.
E) do limite dos riscos – SWOT, que examina e documenta a eficácia das respostas para lidar com os riscos identificados e suas causas principais, bem como a eficácia do processo de gerenciamento dos riscos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 41
Vamos para o Anterior: Exercício 39
Tente Este: Exercício 268
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Gerência de projetos