PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)
- (IBFC 2019)
A perfeição (adaptado)
O susto de reencontrar alguém que não vemos há anos é o impacto do tempo. O desmanche alheio incomoda? Claro que não, apenas o nosso refletido na hipótese de estarmos também daquele jeito. Há momentos nos quais o salto para o abismo do fim parece mais dramático: especialmente entre 35 e 55. (...)
Agatha Christie deu um lindo argumento para todos nós que envelhecemos. Na sua Autobiografia, narra que a solução de um casamento feliz está em imitar o segundo casamento da autora: contrair núpcias com um arqueólogo (no caso, Max Mallowan), pois, quanto mais velha ela ficava, mais o marido se apaixonava. Talvez o mesmo indicativo para homens e mulheres estivesse na busca de geriatras, restauradores, historiadores, egiptólogos ou, no limite, tanatologistas.
Envelhecer é complexo, a opção é mais desafiadora. O célebre historiador israelense Yuval Harari prevê que a geração alpha (nascidos no século em curso) chegará, no mínimo, a 120 anos se obtiver cuidados básicos. O Brasil envelhece demograficamente e nós poderíamos ser chamados de vanguarda do novo processo. Dizem que Nelson Rodrigues aconselhava aos jovens que envelhecessem, como o melhor indicador do caminho a seguir. Não precisamos do conselho pois o tempo é ceifador inevitável. (...)
Como em toda peça teatral, o descer das cortinas pode ser a deixa para um aplauso caloroso ou um silêncio constrangedor, quando não vaia estrondosa. É sabedoria que o tempo ensina, ao retirar nossa certeza com o processo de aprendizado. Hoje começa mais um dia e mais uma etapa possível. Hoje é um dia diferente de todos. Você, tendo 16 ou 76, será mais velho amanhã e terá um dia a menos de vida. Hoje é o dia. Jovens, velhos e adjacentes: é preciso ter esperança.
De acordo com o primeiro parágrafo do texto, assinale a alternativa correta.
A) Ao encontrar alguém que não vemos há muito tempo, nós não nos incomodamos, direta ou indiretamente, com seu envelhecimento.
B) Existe a possibilidade, como hipótese, de se sentir tocado pelo envelhecimento do outro, dependendo da gravidade com que os efeitos atuaram nele.
C) Os efeitos do tempo no outro ganha significância para nós na medida em que essa percepção, por meio da projeção, nos traz consciência de que vivemos um processo semelhante.
D) O salto para o abismo torna-se um problema grave para determinada faixa etária, cujos problemas com o envelhecimento podem levar a atitudes extremas como o suicídio.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 378
Vamos para o Anterior: Exercício 376
Tente Este: Exercício 344
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português