Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (13)


EXERCÍCIOS - Exercício 443

  • (IBFC 2019)

Leia com atenção trecho do texto “O que é algoritmo?” de Ana Paula Pereira (TecMundo) para responder à questão a seguir.

(adaptado)

Nos dias atuais e com a evolução galopante da tecnologia, dificilmente encontramos pessoas que nunca tenham utilizado um computador. Os propósitos podem variar bastante, seja para edição de textos, jogos ou atividades mais complexas. Já é difícil de imaginar nossas vidas sem o uso dessa ferramenta.

Nessa atividade tão comum ao nosso cotidiano, você algum dia deve ter parado para pensar como os programas funcionam. Você deve ter feito a si mesmo esta pergunta: como é que o computador faz todas as tarefas exatamente da forma que você pede? A resposta é mais simples do que parece: ele segue as instruções que você passa.

Mas, para que ele consiga entender o que você fala, ele precisa de uma linguagem mais específica. Para fazer essa interpretação entre homem e máquina, foram desenvolvidas as linguagens de programação. Para que essa interação seja possível, eles são fundamentais: os algoritmos.

Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa, como a receita de um bolo. Ele não responde à pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido.


De acordo com o texto e a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.


A) Segundo o texto, graças ao desenvolvimento tecnológico, o uso do computador está amplamente difundido na sociedade e atende a atividades de diferentes graus de complexidade, o que torna plausível a vida sem esse recurso tecnológico.

B) A expressão “nada mais”, no trecho “algoritmo nada mais é do que uma receita”, é uma forma pejorativa de caracterizar os algoritmos dada sua vasta utilização na sociedade contemporânea.

C) Para explicar o conceito de “algoritmo”, a autora utiliza como estratégia didática uma linguagem figurada antes de fazer uma definição mais técnica.

D) De acordo com o texto, algumas atividades cotidianas, por serem tão fáceis e automatizadas, dispensam o uso, mesmo inconsciente, dos algoritmos para serem realizadas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 444

Vamos para o Anterior: Exercício 442

Tente Este: Exercício 129

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+