PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (13)
- (FCC 2019)
A era das compras
A economia capitalista moderna deve aumentar a produção constantemente, se quiser sobreviver, como um tubarão que deve nadar para não morrer por asfixia. Mas a maioria das pessoas, ao longo da história, viveu em condições de escassez. A fragilidade era, portanto, sua palavra de ordem. A ética austera dos puritanos e a dos espartanos são apenas dois exemplos famosos. Uma pessoa boa evitava luxos e nunca desperdiçava comida. Somente reis e nobres se permitiam renunciar publicamente a tais valores e ostentar suas riquezas.
O consumismo vê o consumo de cada vez mais produtos e serviços como algo positivo. Encoraja as pessoas a cuidarem de si mesmas, a se mimarem e até a se matarem pouco a pouco por meio do consumo exagerado. A frugalidade é uma doença a ser curada. Não é preciso olhar muito longe para ver a ética do consumo em ação – basta ler a parte de trás de uma caixa de cereal: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
Durante a maior parte da história, as pessoas teriam sido repelidas, e não atraídas, por esse texto. Elas o teriam considerado egoísta, indecente e moralmente corrupto. O consumismo trabalhou duro, com a ajuda da psicologia e da vontade popular, para convencer as pessoas de que a indulgência com os excessos é algo bom, ao passo que a frugalidade significa auto-opressão .
(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade . 38. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 357-358)
O que se lê na parte de trás de uma caixa de cereal deixa ver que a propaganda
A) estabelece metas e protocolos claros para uma vida efetivamente saudável.
B) associa positivamente a frugalidade dos hábitos alimentares à saúde do consumidor.
C) justifica o valor do produto pela voracidade que ele desperta nos consumidores.
D) dissocia criticamente as vantagens do produto e a expectativa do comprador.
E) busca atrair o consumidor para as qualidades intrínsecas de um produto saudável.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 338
Vamos para o Anterior: Exercício 336
Tente Este: Exercício 58
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português