Educação físicaAtividade física para idosos
- (COMPERVE 2019)
Para responder à questão, considere o caso abaixo.
Um homem com 70 anos de idade tinha uma suspeita de quadro clínico de fragilidade e
foi encaminhado para atendimento pela equipe do Estratégia Saúde da Família (ESF)
numa UBS. O prontuário médico, após exames diversos, apresentou dados indicativos
de insuficiência renal. Os níveis de glicemia e pressão arterial estavam bons, mas havia
prejuízo cognitivo severo. Um profissional de educação física e um fisioterapeuta foram
designados na UBS para conduzir a avaliação física e prescrever atividades físicas para
reabilitação do paciente.
Para constatar se o paciente poderia se enquadrar num fenótipo de síndrome da fragilidade, ambos os profissionais analisaram:
A) velocidade de marcha, declínio da memória declarativa e orientação espaço -temporal.
B) capacidade de sentar e levantar da cadeira, orientação espacial e força de preensão manual.
C) velocidade de marcha, força de preensão manual e perda de peso não intencional no último ano.
D) capacidade cognitiva, perda de peso não intencional no último an o e força de preensão manual.
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