Educação físicaAnatomia e fisiologia do corpo e movimento
- (FAUEL 2019)
O desenvolvimento motor ocorre de forma progressiva durante toda a vida do ser humano, iniciando-se na sua concepção e cessando somente na sua morte. Para que as mudanças aconteçam, não basta levar em conta apenas os fatores biológicos, também deve-se considerar os processos de interação do indivíduo com o meio, tarefas e experiências vivenciadas por ele. Os resultados do desenvolvimento motor devem ser observados nas tarefas diárias, fundamentais para a existência do ser humano. Assim, HAYWOOD e GETCHEL (2004), como GALLAHUE e OZMUN (2005), dividem os movimentos fundamentais e especializados em estágios. Logo, qual movimento fundamental encontra-se ERRADO?
A) Estágio inicial (até os 2 anos de idade) – é caracterizado pela integração dos movimentos espaciais e temporais ainda pobres, imprecisos e sequenciados, restritos pelo uso exagerado do corpo e por falhas na coordenação e no ritmo.
B) Estágio elementar (dos 3 aos 4 anos) – envolve maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos. Ocorre melhora da sincronia espaço-temporal, mas os movimentos ainda são restritos ou exagerados, embora mais coordenados com relação aos movimentos do estágio anterior.
C) Estágio maduro (dos 5 aos 6 anos) – é caracterizado por desempenhos eficientes, coordenados e controlados.
D) Estágio de utilização permanente (a partir dos 6 anos, continuando por toda a vida adulta) – representa o ponto máximo do desenvolvimento motor: o que foi aprendido até aqui será utilizado por toda a vida da pessoa.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 152
Vamos para o Anterior: Exercício 150
Tente Este: Exercício 388
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física