Educação físicaAnatomia e fisiologia do corpo e movimento
- (GUALIMP 2019)
O desenvolvimento motor é caracterizado por uma série de marcos que são realizações, em que cada habilidade adquirida prepara a criança para lidar com a próxima. Esse processo inicia e apresenta uma sequência, como o controle da cabeça e da mão, chegando à locomoção. O início do desenvolvimento motor se dá pela inter-relação dos domínios cognitivos e motores e as práticas culturais podem influenciar o ritmo no início do desenvolvimento motor. Sobre o desenvolvimento motor e sua relação em programas de Educação Física, é CORRETO afirmar que:
A) As diferenças no comportamento motor podem ser provocadas por fatores próprios do indivíduo (biologia) e do ambiente (experiência), independente da tarefa (fatores físicos/mecânicos).
B) A maturação desempenha um papel básico, mas as condições ambientais – oportunidade para as práticas, encorajamento, o cenário e as oportunidades – desempenham papel importante no desenvolvimento de movimentos reflexivos.
C) A fase motora especializada é resultado da fase dos movimentos fundamentais. A criança vai poder aplicar as habilidades adquiridas em muitas atividades motoras da vida diária, em momentos de recreação, ou seja, nos jogos esportivos.
D) Aspectos como talento, oportunidades, condições físicas e motivação pessoal não devem ser considerados na fase motora especializada, pois para a educação, cabe tornar os indivíduos mais saudáveis, felizes e se sentindo membros efetivos da sociedade.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 131
Vamos para o Anterior: Exercício 129
Tente Este: Exercício 15
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física