Procura

Educação físicaAnatomia e fisiologia do corpo e movimento


EXERCÍCIOS - Exercício 130

  • (GUALIMP 2019)

O desenvolvimento motor é caracterizado por uma série de marcos que são realizações, em que cada habilidade adquirida prepara a criança para lidar com a próxima. Esse processo inicia e apresenta uma sequência, como o controle da cabeça e da mão, chegando à locomoção. O início do desenvolvimento motor se dá pela inter-relação dos domínios cognitivos e motores e as práticas culturais podem influenciar o ritmo no início do desenvolvimento motor. Sobre o desenvolvimento motor e sua relação em programas de Educação Física, é CORRETO afirmar que:


A) As diferenças no comportamento motor podem ser provocadas por fatores próprios do indivíduo (biologia) e do ambiente (experiência), independente da tarefa (fatores físicos/mecânicos).

B) A maturação desempenha um papel básico, mas as condições ambientais – oportunidade para as práticas, encorajamento, o cenário e as oportunidades – desempenham papel importante no desenvolvimento de movimentos reflexivos.

C) A fase motora especializada é resultado da fase dos movimentos fundamentais. A criança vai poder aplicar as habilidades adquiridas em muitas atividades motoras da vida diária, em momentos de recreação, ou seja, nos jogos esportivos.

D) Aspectos como talento, oportunidades, condições físicas e motivação pessoal não devem ser considerados na fase motora especializada, pois para a educação, cabe tornar os indivíduos mais saudáveis, felizes e se sentindo membros efetivos da sociedade.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 131

Vamos para o Anterior: Exercício 129

Tente Este: Exercício 15

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+