Educação físicaAnatomia e fisiologia do corpo e movimento
- (FAUEL 2019)
O desenvolvimento motor ocorre de forma progressiva durante toda a vida do ser humano, iniciando-se na sua concepção e cessando na sua morte. Por outro lado, esse processo também pode sofrer regressões, levando em conta os fatores biológicos e interação do indivíduo com o meio, tarefas e experiências vivenciadas por ele. Logo, os resultados do desenvolvimento motor devem ser observados nas tarefas diárias, fundamentais para a existência do ser humano. Diferentes autores (McClenaghan e Gallahue, 1985; Gallahue e Ozmun, 2005; Haywood e Getchel, 2010), sugeriram fases e estágios de desenvolvimento motor com descrições similares. Dentre essas, a proposta sugerida por Gallahue e Ozmun (2005) apresenta quatro fases. Das fases apresentadas, qual encontra-se ERRADA?
A) Fase motora reflexa – inicia-se na vida intrauterina e vai até os quatro primeiros meses após o nascimento. Essa fase caracteriza-se pela presença de movimentos involuntários, que são a base para o desenvolvimento motor, por meio dos quais ocorrem os primeiros contatos do indivíduo com o meio ambiente.
B) Fase dos movimentos lineares– vai do nascimento até os dois primeiros anos de vida. Nessa fase, aparecem os primeiros movimentos involuntários que, apesar de perfeitos e controlados, são de suma importância para a aquisição de movimentos mais complexos.
C) Fase dos movimentos fundamentais – dos dois aos sete anos de idade. Esses movimentos são consequência dos movimentos rudimentares. Nessa fase, as crianças formam e exploram suas capacidades motoras. Assim, os movimentos fundamentais são básicos para qualquer outra combinação de movimentos.
D) Fase dos movimentos especializados – dos sete aos 14 anos de idade. Nesse período, a criança/ adolescente começa a refinar suas habilidades fundamentais e passa a combiná-las para a execução de inúmeras atividades, sejam cotidianas ou de lazer.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 88
Vamos para o Anterior: Exercício 86
Tente Este: Exercício 464
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física