Procura

Educação físicaBiomecânica e cinesiologia


EXERCÍCIOS - Exercício 17

  • (FAUEL 2019)

A resistência externa oferecida aos músculos impõe que eles demandem informações ao cérebro e recrutem as unidades motoras para produzir tensão muscular de acordo com a atividade. A consequência de tais resistências externas é a produção de um torque (força muscular) sobre as articulações, que leva à realização ou não de um movimento para suportar a sobrecarga. Assim, as ações musculares dependem do grau de estimulação e da força desenvolvida pelo músculo diante da resistência externa a ele imposta. Com relação aos estímulos externos, ou mesmo em ações isoladas que não requerem movimentos durante o exercício, as ações musculares podem ser divididas em três tipos: concêntricas, excêntricas e isométricas. Assim, quando ocorre a ação muscular concêntrica?


A) Ocorre quando o torque produzido pelo músculo é menor do que o da resistência externa, levando ao seu alongamento.

B) Observa-se a formação de pontes cruzadas e o deslizamento das moléculas de actina sobre as de miosina que ocorre no sentido do alongamento do sarcômero, ou seja, ocorre o alargamento da zona H, variando com a magnitude do alongamento dos sarcômeros.

C) Ocorre quando o músculo produz um torque maior do que o da resistência externa, levando, consequentemente, ao seu encurtamento, observando-se com isso a formação de pontes cruzadas e o deslizamento das moléculas de actina sobre as de miosina.

D) Ocorre quando o torque produzido pelo músculo é igual ao da resistência externa, produzindo com isso uma tensão sem que ocorra o deslocamento angular das articulações.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 18

Vamos para o Anterior: Exercício 16

Tente Este: Exercício 48

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.12ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=2.26ms))((ts_substr_c=0.46ms))((ts_substr_im=0.90ms))
((total= 6ms))