PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (10)
- (FCC 2019)
Maestro piador
Em 1989, andando com Tom pelo Central Park, em Nova York, ouvi-o identificar vários pássaros pela música que faziam - era íntimo também dos passarinhos americanos. Não tinha a menor dificuldade para identificá-los em português.
Em jovem, nas suas incursões pelo mato, Tom piava inhambus para matá-los. “O inhambu vinha todo apaixonado e eu o matava à traição”, confessou. Era uma prática comum aos homens de sua geração. Mas, mais cedo do que muitos, ele enxergou a desumanidade daquilo. Continuou a piar vários pássaros, mas para firmar com eles um diálogo de amor.
A faixa “O Boto”, em seu álbum “Urubu”, é uma sinfonia de pios. Estão integrados com tal naturalidade à orquestração que podem nem ser “escutados” pelos menos atentos. Mas estão lá no disco, e executados pelo próprio Tom - quem mais?
(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem . Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 121-122.)
No contexto, o vocábulo também - no trecho era íntimo também dos passarinhos americanos(1° parágrafo) - permite concluir que Tom Jobim
A) dedicava a maior parte do tempo a ouvir pássaros americanos.
B) frequentava o Central Park com o objetivo de estudar os pássaros.
C) era perito em passarinhos originários dos Estados Unidos.
D) tinha familiaridade com o canto dos passarinhos brasileiros.
E) conhecia os pássaros independentemente de seu continente de origem.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 427
Vamos para o Anterior: Exercício 425
Tente Este: Exercício 215
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português