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PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (10)


EXERCÍCIOS - Exercício 426

  • (FCC 2019)

Maestro piador

Em 1989, andando com Tom pelo Central Park, em Nova York, ouvi-o identificar vários pássaros pela música que faziam - era íntimo também dos passarinhos americanos. Não tinha a menor dificuldade para identificá-los em português.

Em jovem, nas suas incursões pelo mato, Tom piava inhambus para matá-los. “O inhambu vinha todo apaixonado e eu o matava à traição”, confessou. Era uma prática comum aos homens de sua geração. Mas, mais cedo do que muitos, ele enxergou a desumanidade daquilo. Continuou a piar vários pássaros, mas para firmar com eles um diálogo de amor.

A faixa “O Boto”, em seu álbum “Urubu”, é uma sinfonia de pios. Estão integrados com tal naturalidade à orquestração que podem nem ser “escutados” pelos menos atentos. Mas estão lá no disco, e executados pelo próprio Tom - quem mais?

(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem . Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 121-122.)


No contexto, o vocábulo também - no trecho era íntimo também dos passarinhos americanos(1° parágrafo) - permite concluir que Tom Jobim


A) dedicava a maior parte do tempo a ouvir pássaros americanos.

B) frequentava o Central Park com o objetivo de estudar os pássaros.

C) era perito em passarinhos originários dos Estados Unidos.

D) tinha familiaridade com o canto dos passarinhos brasileiros.

E) conhecia os pássaros independentemente de seu continente de origem.


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