Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (10)


EXERCÍCIOS - Exercício 452

  • (FCC 2019)

Imigrações no Rio Grande do Sul

Em 1740 chegou à região do atual Rio Grande do Sul o primeiro grupo organizado de povoadores. Portugueses oriundos da ilha dos Açores, contavam com o apoio oficial do governo, que pretendia que se instalassem na vasta área onde anteriormente estavam situadas as Missões.

A partir da década de vinte do século XIX, o governo brasileiro resolveu estimular a vinda de imigrantes europeus, para formar uma camada social de homens livres que tivessem habilitação profissional e pudessem oferecer ao país os produtos que até então tinham que ser importados, ou que eram produzidos em escala mínima. Os primeiros imigrantes que chegaram foram os alemães, em 1824. Eles foram assentados em glebas de terra situadas nas proximidades da capital gaúcha. E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado.

Primeiramente, introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada. Depois, estabeleceram laços comerciais com seus países de origem, que terminaram por beneficiar o Rio Grande. Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio.

As levas de imigrantes se sucederam, e aos poucos transformaram o perfil do Rio Grande. Trouxeram a agricultura de pequena propriedade e o artesanato. Através dessas atividades, consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média da população. E, embora o poder político ainda fosse detido pelos grandes senhores das estâncias e charqueadas, o poder econômico dos imigrantes foi, aos poucos, se consolidando.

(Adaptado de: projetoriograndetche.weebly.com/imigraccedMatMdeo-no-rs.html )


O último parágrafo do texto enfatiza


A) a progressiva e positiva transformação socioeconômica que as levas de imigrantes trouxeram ao estado rio-grandense.

B) o impulso rapidamente imposto ao ritmo até então tímido da produção nas pequenas propriedades gaúchas.

C) a pressão das camadas emergentes dos trabalhadores sobre a gestão política dos proprietários tradicionais.

D) a substituição dos modos de produção local pelas técnicas artesanais há muito consagradas em outras terras.

E) a importância da imigração alemã no deslocamento da economia rural para a do mercado financeiro.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 453

Vamos para o Anterior: Exercício 451

Tente Este: Exercício 213

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=12.49ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.91ms))((ts_substr_c=1.19ms))((ts_substr_im=1.05ms))
((total= 16ms))