Procura

Segurança e saúde no trabalhoNr 12 - norma regulamentadora nº 12 - segurança no trabalho em máquinas e equipamentos


EXERCÍCIOS - Exercício 150

  • (VUNESP 2019)

Uma fração significativa dos acidentes de trabalho ocorridos no Brasil está associada à movimentação de materiais, seja manual, com pontes rolantes, talhas, transportadores de esteiras ou empilhadeiras. O uso de empilhadeiras, em particular, demanda o atendimento de normas específicas, sendo que



A) ao deixar a empilhadeira, ainda com carga, deve-se abaixar os garfos até a altura aproximada do centro de massa do conjunto e certificar-se de que o freio de mão está acionado e o motor em neutro antes de desligá-lo.

B) não se deve descer rampas de frente com o equipamento carregado; a carga, além de escorregar dos garfos, pode também tombar o equipamento, de forma que deverá sempre estar voltada para o alto da rampa.

C) no tráfego descarregado, em velocidade superior àquela de transporte, os garfos deverão estar em posição elevada, acima do plano de visada do operador, de forma que sua visão esteja completamente desobstruída.

D) cargas de grande peso específico, ao serem elevadas, devem ter a torre de elevação dos garfos inclinada levemente para a frente, de forma tal que qualquer desequilíbrio da carga não provoque acidente com o operador.

E) o içamento ou transporte de cargas especiais usando uma só lança do garfo da empilhadeira demanda a elaboração de um plano de içamento ou transporte próprio, que pode implicar uso de contrapeso para garantir a estabilidade lateral do equipamento.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 151

Vamos para o Anterior: Exercício 149

Tente Este: Exercício 187

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+