Saúde públicaPolíticas públicas de saúde no brasil
- (FURB 2019)
O Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. As prioridades do Pacto pela Vida foram:
A) Controle de doenças crônicas não transmissíveis; fortalecimento de programas de incentivo a práticas de atividade física; campanhas de vacinação em larga escala; educação em saúde (do homem, mulher e adolescente); fortalecimento do Programa Saúde na Escola; e implementação de calendário mensal de cores para representar causas importantes de saúde.
B) Saúde da criança e adolescente; controle de doenças infecciosas e parasitárias; fortalecimento de práticas preventivas na atenção secundária e terciária; educação em saúde com fomento; marketing em saúde; e privatização da atenção terciária de saúde.
C) Promoção do bem-estar da população; fortalecimento da agricultura familiar com ênfase na produção orgânica, gestão sustentável da água e saneamento para todos; infraestrutura em saúde; assegurar padrões de assistência em saúde; e mudança do padrão de consumo de serviços de saúde.
D) Saúde do idoso; controle do câncer de colo de útero e de mama; redução da mortalidade infantil e materna; fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza; promoção da saúde; e fortalecimento da Atenção Básica.
E) Combater as alterações climáticas; desenvolver energias renováveis; acabar com a fome; reduzir as desigualdades; erradicar a pobreza; e promover a igualdade de gênero.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 453
Vamos para o Anterior: Exercício 451
Tente Este: Exercício 133
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Saúde pública