Procura

Saúde públicaMeio ambiente e saúde pública


EXERCÍCIOS - Exercício 143

  • (VUNESP 2019)

Os carrapatos do gênero Amblyommasão os principais vetores do agente etiológico da Febre Maculosa. O A. cajennensetem ampla dispersão por todo território nacional e é popularmente conhecido como “carrapato estrela, e suas formas jovens, por ‘vermelhinhos’ e por ‘micuins’”.
Assinale a alternativa que descreve corretamente seu ciclo de vida.


A) Após a cópula, que ocorre no solo, a fêmea fecundada prende-se a um hospedeiro mamífero onde deposita seus ovos, originando larvas que passam por 5 fases de muda até se tornarem adultas. Todo o processo de desenvolvimento das formas jovens ocorre no interior do hospedeiro, sendo, portanto, nessa fase, endoparasitas, alimentando-se de sangue.

B) Depois do acasalamento, que ocorre em ambiente aquático, a fêmea põe ovos, muitas vezes em grandes quantidades (mais de 1000 em uma única postura), que ficam protegidos numa bolsa chamada ovissaco. As fêmeas e os machos cuidam do ovissaco e, depois da eclosão, carregam os filhotes nas costas até um hospedeiro mamífero terrestre para que se alimentem de sangue e realizem as sucessivas trocas de carapaças até a fase adulta.

C) Possuem 3 fases de vida, larva, ninfa e adultos, sendo que em todas se alimentam de sangue do hospedeiro, mas como a passagem de uma fase para outra (que ocorre por mudas) é sempre no ambiente (solo, frestas, etc.), é necessário que se soltem do hospedeiro e, depois da muda, subam novamente no mesmo ou em outro hospedeiro.

D) Esses aracnídeos apresentam seu desenvolvimento em quatro fases distintas. Três fases totalmente dependentes da água, ovo, larva e pupa, sendo que as larvas e pupas se alimentam de microrganismos; e uma fase adulta terrestre. Na fase adulta, tanto machos quanto fêmeas são hematófagos, alimentando-se de sangue de mamíferos hospedeiros até que estejam prontos para novo ciclo reprodutivo.

E) A fêmea é vivípara, isto é, os filhotes desenvolvem-se dentro da mãe, e o nascimento efetua-se por meio de parto, sendo a gestação de 2 a 3 meses, dependendo da espécie. Uma ninhada pode ter até 20 filhotes, os quais ficam nas costas da mãe até conseguirem se alimentar sozinhos. Filhotes e adultos alimentam-se de sangue.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 144

Vamos para o Anterior: Exercício 142

Tente Este: Exercício 139

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Saúde pública






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=9.43ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.75ms))((ts_substr_c=1.38ms))((ts_substr_im=1.19ms))
((total= 13ms))