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EXERCÍCIOS - Exercício 24

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

Martha Abreu e Hebe Mattos na análise das Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africanaidentificam os limites e as possibilidades deste documento que visa atender a Lei 10 639 / 2003 que estabeleceu, conforme as autoras sinalizam, a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil.
No tocante às contribuições para o âmbito da escola, as autoras indicam que as Diretrizes


A) possibilitariam a forma de autoidentificação como elemento que facilitaria para as pessoas o aproveitamento das atividades escolares, dependendo de como cada um se relaciona, do ponto de vista político, com a memória de uma ascendência africana em qualquer nível.

B) trazem pela primeira vez a importante discussão das relações raciais no Brasil e do combate ao racismo, tantas vezes silenciado ou desqualificado pelas avaliações de que o Brasil é uma democracia racial.

C) para além do evidente envolvimento dos professores, os levem a se associar aos historiadores para refletirem mais sistematicamente sobre a história da cultura afro-brasileira, nas dimensões da pesquisa e do ensino.

D) assim como os PCNS´s, passam a ter força de lei e demonstram a vontade de democratização e correção de desigualdades na sociedade.


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