BiologiaVírus e bactérias
- (VUNESP 2019)
Em 2011, cientistas comprovaram que as bactérias da espécie Lactobacillus rhamnosus , encontradas em iogurtes eram capazes de alterar o comportamento de ratos em laboratório. Desta forma, realizaram um experimento por meio da alimentação desses roedores, que comprovou o aumento da disposição dos animais em atravessar labirintos e nadar. Exames de sangue também permitiram notar que os animais alimentados com o iogurte rico em bactérias apresentavam 50% menos corticosterona, uma substância ligada ao stress .
(https://super.abril.com.br/saude/seu-segundo-cerebro/ - Adaptado)
Com relação aos resultados da pesquisa apresentados, é possível supor que
A) o iogurte rico em proteínas, lipídios e carboidratos estimulou o sistema nervoso parassimpático dos ratos de laboratório.
B) o sistema digestivo sofre influência das bactérias que atuam sobre o sistema nervoso somático presente no intestino.
C) as bactérias presentes no iogurte influenciaram os neurônios do sistema digestivo, o que modificou o comportamento dos roedores.
D) a associação entre iogurte e bactérias afeta o comportamento dos roedores pois inibe a atuação de neurotransmissores sensoriais do trato gastrointestinal.
E) as bactérias presentes no iogurte inibem as mensagens transmitidas pelo nervo vago ao sistema nervoso central e assim afeta o comportamento dos roedores.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 182
Vamos para o Anterior: Exercício 180
Tente Este: Exercício 46
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Biologia