Procura

BiologiaVírus e bactérias


EXERCÍCIOS - Exercício 105

  • (NUCEPE 2018)

As superbactérias apresentam resistência a vários tipos de antibióticos, o que dificulta muito o tratamento. Essas bactérias infectam pacientes geralmente debilitados em camas de hospitais e se espalham rapidamente, pela falta de antibióticos capazes de contê-las. Por isso, as chamadas superbactérias são consideradas a próxima grande ameaça global em saúde pública pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/superbacterias-avancam-no-brasil-e-levam-autoridades-de-saude-a-correr-contra-o-tempo.ghtml
Considerando as informações sobre bactérias e antibióticos, podemos afirmar que:


A) Nas bactérias, os genes que conferem resistência aos antibióticos encontram-se geralmente em pequenos filamentos de DNA extracromossômico (os plasmídeos), transferidos de um organismo ao outro, durante a conjugação, fornecendo à bactéria receptora uma vantagem seletiva.

B) Os antibióticos Tetraciclina, Espectinomicina, Cloranfenicol, Higromicina B, Estreptomicina, Estreptogramina B e Eritromicina ligam-se diretamente a fendas formadas pelas moléculas do mRNA.

C) Os antibióticos provocam mutações no DNA, conferindo maior resistência às bactérias.

D) bactérias portadoras de mutações provocadas por antibióticos perdem a capacidade de transmitir genes a seus descendentes.

E) Os transposons em bactérias não são responsáveis pela disseminação da resistência de cepas bacterianas aos antibióticos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 106

Vamos para o Anterior: Exercício 104

Tente Este: Exercício 269

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Biologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+