ArquiteturaDiversos (4)
- (IF-MS 2019)
Para contemplar a sustentabilidade e o conforto do usuário, devem ser adotadas estratégias projetuais e construtivas que maximizam a eficiência da edificação e reduzem o uso de sistemas de condicionamento e iluminação artificiais. A respeito desses temas, podemos afirmar corretamente que
A) a trajetória descrita pelo sol, ao nascer no leste e se por no oeste, variando sua angulação nesse percurso, aponta para o uso de quebra-sóis horizontais nas fachadas mencionadas e, de modo oposto, quebra-sóis verticais nas fachadas norte e sul.
B) os equinócios, ou a igualdade entre o dia e a noite, ocorrem bianualmente, demarcando o início do verão e do inverno.
C) em edificações cujo programa indica a necessidade de iluminação natural abundante, como salas de aula, deve-se adotar, preferencialmente, partido arquitetônico longitudinal no sentido norte-sul, garantindo, assim, que as aberturas fiquem posicionadas nas fachadas leste e oeste, de modo a iluminar o espaço interno desde o nascer (leste) até o pôr do sol (oeste).
D) as cartas solares representam graficamente o movimento aparente do sol para determinada latitude e permitem prever as horas e ângulos de insolação para qualquer orientação de fachada, possibilitando o cálculo de proteções solares para os períodos críticos.
E) o uso de vegetação na edificação na forma de teto jardim e parede verde é muito benéfico para climas quentes, mas não traz vantagens para climas frios, pois suas principais características são o sombreamento das superfícies pela folhagem; o isolamento térmico promovido pela camada de terra, com consequente redução do calor absorvido; e a perda de temperatura superficial pela evaporação da água de irrigação e evapotranspiração das folhas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 89
Vamos para o Anterior: Exercício 87
Tente Este: Exercício 388
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Arquitetura