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EXERCÍCIOS - Exercício 192

  • (UECE-CEV 2018)

O termo “barroco” é aplicado à música entre 1600 e 1750. Cunhado em meados do século XVIII pelos críticos pós-barrocos, o termo, amplamente adotado pela crítica de arte como sinônimo de mau gosto e anormalidade, foi emprestado da expressão portuguesa “pérola barroca” para pérolas irregulares ou deformadas. Aparece relacionado à música pela primeira vez em 1734, em uma revisão crítica da estreia de Hyppolite et Aricie de Rameau, severamente criticado por sua falta de coerência melódica e dissonâncias ininterruptas. O termo foi reabilitado de suas conotações burlescas, no final do século XIX, pelo crítico suíço de arte Heinrich Wölfllin.

Quando aplicado à música, o termo “barroco” identifica traços fundamentais como




A) frases claramente articuladas, contraponto harmônico e desenvolvimento temático.

B) textura variável, cromatismo expandido e conteúdo programático.

C) polaridade dos agudos, baixo contínuo e estilo de concerto.

D) textura monofônica, contraponto livre e cantus firmus ornamentado.


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