Governança de tiConceitos básicos
- (CESGRANRIO 2004)
Com relação aos indicadores de desempenho utilizados em uma empresa, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) Deve-se sempre tentar obter os indicadores dos concorrentes e colocá-los como metas a serem atingidas.
B) É necessário estabelecer padrões para avaliar os indicadores, como, por exemplo, comparar os índices obtidos com: dados históricos (dos últimos anos), dados de empresas do mesmo ramo, dados dos concorrentes e dados de especialistas no assunto (benchmarking).
C) Índices representam o padrão de medida dos indicadores, permitindo a uniformidade, o estabelecimento de metas e o acompanhamento, devendo-se, sempre que possível usar valores relativos como, por exemplo, satisfação de clientes (número de reclamações / número de clientes), produtividade.
D) Recentemente vem ganhando destaque a implantação de painéis de controle, que informam os tomadores de decisão sobre a evolução da organização e fatores críticos para o seu desempenho.
E) Uma abordagem multidimensional e hierarquizada dos indicadores prevê indicadores para o negócio, para seus processos e para as suas atividades e, quanto mais específico for um indicador, maior será seu nível de detalhe e freqüência de cálculo.
Vamos para o Anterior: Exercício 69
Tente Este: Exercício 51
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Governança de ti