PsicologiaPiscologia e organizações
- (FCC 2008)
Um problema fundamental na comunicação interpessoal, e talvez principalmente entre pessoas em cargos de autoridade, ou seja, os gerentes, é despertar a capacidade de defesa nos receptores. Entre os mecanismos de defesa mais utilizados pelos receptores podemos destacar a racionalização, que consiste em
A) designar atributos positivos ao outro visando desta forma diminuir possíveis zonas de conflito, num processo de comunicação no ambiente de trabalho.
B) atribuir pensamentos e sentimentos ao receptor que nós possuímos inconscientemente ou acreditamos ter.
C) inventar justificativas para o nosso comportamento, que nós inconscientemente consideramos injustifica- dos.
D) buscar defender-se de possíveis comportamentos assediantes manifestados pela figura de autoridade presente.
E) adotar comportamentos não assertivos, visando desta forma diminuir conflitos com a figura de autoridade.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 163
Vamos para o Anterior: Exercício 161
Tente Este: Exercício 150
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia