Engenharia de produçãoQualidade
- (CESGRANRIO 2018)
A Gestão da Qualidade Total (do inglês, Total Quality Management , ou TQM) consiste em uma abordagem sistêmica da qualidade em todos os níveis da organização. Assim, diferente das abordagens do Controle da Qualidade Total, a TQM aborda todos os processos organizacionais, considerando não só a empresa, mas também os atores que fazem parte da cadeia (clientes, distribuidores, fornecedores, etc.). Sob esse aspecto, algumas abordagens conceituais orientam ações importantes, que apoiam e sustentam a visão da TQM nas organizações.
Relacione essas abordagens tipicamente presentes na TQM com as ações que elas orientam.
I - Balanced Scorecard
II - Gerenciamento da Rotina
III - Gerenciamento de Processos
IV - Gerenciamento pelas Diretrizes
P - Ações advindas de um trabalho
de modelagem, análise,
resolução de problemas e implantação
de melhorias que
contribuem para o desempenho
organizacional.
Q - Ações na organização que alinha objetivos e metas em todos os seus níveis hierárquicos, de forma a garantir a sua sobrevivência no ambiente competitivo em que se encontra.
R - Ações voltadas para o aumento da produtividade da empresa pela redução, ou mesmo eliminação, de estoques.
S - Ações orientadas por medições dos objetivos estratégicos da empresa e organizados e articulados em diferentes dimensões.
T - Ações e verificações diárias conduzidas para que cada pessoa possa assumir as responsabilidades no cumprimento das obrigações conferidas a cada indivíduo e a cada organização.
As associações corretas são:
A) I - Q , II - T , III - R , IV - S
B) I - Q , II - T , III - S , IV - P
C) I - R , II - Q , III - P , IV - S
D) I - S , II - P , III - R , IV - S
E) I - S , II - T , III - P , IV - Q
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 9
Vamos para o Anterior: Exercício 7
Tente Este: Exercício 58
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia de produção