Procura

Engenharia de softwareOrientação a objetos


EXERCÍCIOS - Exercício 301

  • (CESGRANRIO 2012)

Na programação orientada a objetos, há dois mecanismos possíveis para criar relacionamentos entres classes: a composição e a herança. Em um programa orientado a objetos, suponha que entre duas classes X e Y exista um relacionamento de herança no qual X é subclasse de Y. Suponha também que Y seja uma subclasse de uma classe abstrata denominada Z. Por fim, suponha que existam apenas métodos públicos ou privados, tanto em Y quanto em Z.
Para alterar esse programa de tal forma que ele permaneça o mesmo, do ponto de vista funcional para os clientes da interface pública da classe X, e que o relacionamento de herança entre X e Y seja substituído pelo de composição, um passo necessário no caso geral é definir um atributo do tipo



A) X na classe Y


B) X na classe Z


C) Y na classe X


D) Y na classe Z


E) Z na classe X



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 302

Vamos para o Anterior: Exercício 300

Tente Este: Exercício 297

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia de software






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.15ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=6.18ms))((ts_substr_im=0.86ms))
((total= 13ms))