PedagogiaLibâneo
- (COPERVE - UFSC 2018)
Segundo Libaneo (2009), há uma estreita relação entre a qualidade de ensino na universidade e o trabalho docente realizado em sala de aula. A premissa é muito simples: o núcleo de uma instituição universitária é a qualidade e a eficácia dos processos de ensino e aprendizagem, que, alimentados pela pesquisa, promovem melhores resultados de aprendizagem dos alunos. Em outras palavras, a universidade existe para que os alunos aprendam conceitos, teorias; desenvolvam capacidades e habilidades; formem atitudes e valores e se realizem como profissionais-cidadãos. É para isso que são formulados, em termos pedagógicos:
A) a previsão de provas bimestrais, o controle da frequência, as atividades de extensão e o estabelecimento de linhas de pesquisa.
B) o plano de gestão de matrículas, o plano de gestão dos egressos, os currículos e os processos de avaliação.
C) o plano de valorização da marca institucional, os planos de ensino, a integração entre planejamento e gestão e a integração entre estratégia e estrutura.
D) os projetos pedagógicos, os planos de ensino, os currículos e os processos de avaliação.
E) os projetos pedagógicos, o controle de frequência, os currículos e o plano de gestão dos egressos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 175
VOLTAR ao índice: Pedagogia