Procura

PedagogiaLibâneo


EXERCÍCIOS - Exercício 75

  • (VUNESP 2019)

Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove, para todos, o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos, bem como a inserção no mundo e a constituição da cidadania também como poder de participação, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para os autores, no contexto da sociedade contemporânea, a educação pública tem tríplice responsabilidade, são elas:


A) satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem; atentar-se à eficiência, à qualidade e ao desempenho das instituições de ensino, promovendo a adoção de programas gerenciais de qualidade total; valorizar, especialmente, as disciplinas de Matemática, Ciências e do uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), em virtude da competitividade tecnológica mundial.

B) preparar para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional; avaliar constantemente os resultados obtidos pelos alunos, resultados esses que comprovam a atuação eficaz e de qualidade do trabalho desenvolvido na escola; adotar mecanismos de flexibilização e diversificação dos sistemas de ensino e da escola.

C) ser agente de mudança, capaz de gerar conhecimentos e desenvolver a ciência e a tecnologia; trabalhar a tradição e os valores nacionais ante a pressão mundial de descaracterização da soberania das nações periféricas; preparar cidadãos capazes de entender o mundo, seu país, sua realidade e de transformá-la positivamente.

D) promover a formação para a cidadania crítica e participativa; ampliar a autonomia financeira das escolas através do recebimento de recursos, em conformidade com a avaliação do desempenho; estabelecer formas inovadoras de treinamento e formação de professores, tais como, a educação à distância.

E) desenvolver capacidades cognitivas e operativas encaminhadas para um pensamento autônomo, crítico e criativo; divulgar os valores da ética e da tolerância; promover a elevação da qualidade do ensino com o objetivo de garantir as condições de promoção da competitividade, da eficiência e da produtividade demandadas e exigidas pelo mercado.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 76

Vamos para o Anterior: Exercício 74

Tente Este: Exercício 42

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.86ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.71ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 6ms))