PedagogiaLibâneo
- (Instituto Consulplan 2020)
Libâneo et al (2003), ao discutirem as concepções de organização e de gestão escolar, afirmam que estas assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à formação dos alunos. E, nesse contexto, situam duas concepções: a técnico-científica e a sociocrítica. A nosso ver, as alternativas devem ser colocadas no nível das grandes tendências epistemológicas, ou seja, dos paradigmas que fundamentam não somente as políticas educacionais, as concepções de educação e as práticas de gestão, mas também a articulação desses níveis entre si. Acerca das concepções citadas no texto, analise as afirmativas a seguir.
I. Reflete uma educação voltada exclusivamente para o mercado de trabalho, com influências claras do modelo de produção Taylor-fordista e da psicologia Behaviorista.
II. A administração é regulada por um conjunto de normas, regras, procedimentos burocráticos de controle das atividades, descuidando-se das pessoas e dos objetivos institucionais, mas enfatizando o cumprimento de tarefas.
III. Propõe compreender dois aspectos interligados: a organização como construção social envolvendo a experiência subjetiva e cultural das pessoas; e, a construção não como um processo livre e voluntário, mas mediatizado pela realidade sociocultural e política mais ampla.
Assinale a alternativa correta.
A) A afirmativa II se refere à concepção sociocrítica.
B) As afirmativas I e III se referem à concepção sociocrítica.
C) A afirmativas I e II se referem à concepção técnico-científica.
D) A afirmativas I e III se referem à concepção técnico-científica.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 146
Vamos para o Anterior: Exercício 144
Tente Este: Exercício 217
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia