PedagogiaTeorias e práticas da língua portuguesa matemática ciências história e geografia
- (CESPE 2013)
A nova identidade atribuída ao ensino médio define-o como a etapa conclusiva da educação básica. Desse modo, essa etapa do ensino tem como objetivo preparar o educando para o exercício da cidadania e para sua inserção qualificada no mundo do trabalho.
Nessa perspectiva, o ensino de história
A) deve ser articulado com outras disciplinas para oferecer aos alunos possibilidades de desenvolver competências que lhes permitam participar criticamente no mundo social, cultural e do trabalho.
B) deve ser desenvolvido sem o estudo dos fatos ou acontecimentos, sendo voltado para a análise das grandes estruturas e para a compreensão das mudanças que, ao longo do tempo, conferem sentido à vida das sociedades.
C) deve ser desenvolvido autonomamente, visto que a interdisciplinaridade não possibilita a percepção da ambiência e da temporalidade das ações humanas.
D) deve ser pautado pela prevalência dos pressupostos teórico-metodológicos sobre a seleção e a organização dos conteúdos a serem ministrados, a fim de afastar a visão positivista comum a essa disciplina.
E) deve ser fundamentado na busca do desenvolvimento de competências socioafetivas, em detrimento de competências cognitivas, as quais incentivam a exacerbação do individualismo e a competitividade.
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