Procura

PortuguêsInterpretação de textos (5)


EXERCÍCIOS - Exercício 426

  • (Makiyama 2013)

O mito de Narciso


Narciso era um jovem extremamente belo, porém insensível ao amor. Muitas ninfas apaixonaram-se por ele, sem nenhum sucesso. A ninfa Eco declarou-lhe seu amor e, ao ser repelida , ficou tão desesperada que começou a definhar. Suas carnes desapareceram, seus ossos transformaram-se em rocha, restando apenas a voz. Nêmesis, que viu tudo do Olimpo, condenou Narciso a um triste fim.

Um dia, cansado da caça e com sede, Narciso aproximou-se de uma fonte de águas claras. Debruçou-se para banhar-se quando viu, surpreso, uma bela figura que olhava para ele de dentro da fonte. Não sabia que era a própria imagem, pensou que fosse algum espírito que habitava as águas. Apaixonou-se de tal forma por aquele ser que não conseguiu mais sair dali, esquecido do alimento e da água. Seu corpo definhava. As cores e o vigor o abandonaram. E quando gritava “Ai, Ai", apenas Eco respondia.

Assim o jovem morreu. As ninfas choraram seu triste destino. Prepararam uma pira funerária e teriam cremado seu corpo se o tivessem encontrado. Em seu lugar, encontraram uma flor que recebeu o nome de narciso.

Disponível em < www.sca.org.br/artigos/Narciso.pdf >. Acesso em 26/04/2013


De acordo com o texto, Narciso:


A) Apaixonava-se com facilidade por todas as belas ninfas.

B) Costumava declarar seu amor insensível às ninfas.

C) Era belo e insensível ao amor, mas sempre acabava cedendo ao amor das ninfas.

D) Apesar de ter extrema beleza, não ligava para o amor.

E) Não fazia sucesso entre as ninfas, que não o achavam belo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 427

Vamos para o Anterior: Exercício 425

Tente Este: Exercício 312

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=7.12ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=2.39ms))((ts_substr_c=0.82ms))((ts_substr_im=4.76ms))
((total= 15ms))