PortuguêsConcordância verbal concordância nominal (2)
- (FCC 2014)
[Do espírito das leis]
Falta muito para que o mundo inteligente seja tão bem governado quanto o mundo físico, pois ainda que o mundo inteligente possua também leis que por sua natureza são invariáveis, não as segue constantemente como o mundo físico segue as suas. A razão disso reside no fato de estarem os seres particulares inteligentes limitados por sua natureza e, consequentemente, sujeitos a erro; e, por outro lado, é próprio de sua natureza agirem por si mesmos. (...)
O homem, como ser físico, tal como os outros corpos da natureza, é governado por leis invariáveis. Como ser inteligente, viola incessantemente as leis que Deus estabeleceu e modifica as que ele próprio estabeleceu. Tal ser poderia, a todo instante, esquecer seu criador - Deus, pelas leis da religião, chamou-o a si; um tal ser poderia, a todo instante, esquecer-se de si mesmo - os filósofos advertiram-no pelas leis da moral .
( Montesquieu - Os Pensadores . São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 33 e 34)
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se no pluralpara preencher corretamente a lacuna da seguinte frase:
A) ...... ( ganhar ) proeminência, entre as convicções de Montesquieu, a de que Deus nunca se afasta em definitivo de suas criaturas, ainda quando estas o esqueçam.
B) Às leis imutáveis do mundo físico não se ...... ( ater ) a legislação dos homens, caracterizada muitas vezes pela inconstância e pela dificuldade de cumprimento.
C) Dado que não ...... ( competir ) aos homens governar o mundo natural, deveriam eles buscar governar a si mesmos do modo mais justo e mais eficiente possível.
D) Montesquieu lembra que ...... ( dever ) caber aos filósofos alertar os homens para não se esquecerem das leis morais que devem ser cumpridas.
E) ...... ( atuar ) claramente nesse texto, onde tão bem se representa o pensamento de Montesquieu, os conceitos fundamentais de mundo físico e mundo inteligente.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 260
Vamos para o Anterior: Exercício 258
Tente Este: Exercício 216
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português