PortuguêsRedação - reescritura de texto
- (Instituto Acesso 2015)
Avisos, ofícios e memorandos expedidos pelo órgão público devem conter estas oito partes:
I – tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede;
II – local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à esquerda;
III – assunto, com o resumo do teor do documento;
IV – destinatário, com nome e cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação;
V – texto, cujos parágrafos devem ser numerados, exceto nos casos em que estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.
VI – fecho, que possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário.
VII - assinatura do autor da comunicação; e
VIII - identificação do signatário, que deve trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
Quantos desses oito itens contêm uma informação que contraria as normas técnicas da redação oficial?
A) Apenas o segundo, pois o alinhamento deve ficar à direita.
B) Nenhum deles, pois todos estão corretos.
C) Apenas o quarto, pois o nome da pessoa não é necessário.
D) Apenas o sexto, pois arrematar o texto faz parte do quinto item.
E) Apenas o oitavo, pois o nome da autoridade não é necessário.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 387
Vamos para o Anterior: Exercício 385
Tente Este: Exercício 137
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português