Artes plásticasDiversos
- (IF-PA 2015)
O pintor brasileiro Cândido Portinari (1903-1962) tornou-se famoso por seu estilo expressionista, no qual usava a técnica da exageração, seguindo esse fundamento representou corpos sugerindo pouco volume, esqueléticos, ou ao contrário, figuras com partes volumosas, como os pés enormes e exagerados. Um dos seus trabalhos mais famosos na forma de mural, o Café (130 cm x 195 cm) foi exposto no pavilhão brasileiro da Feira Mundial de Nova York e encontra-se no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. A obra tem uma característica que tem plena relação do homem com a terra e que se destaca em todo o mural:
A) o Café trata de um tema atual, do trabalho dos boia- frias, em que a característica de relevo é a representação dos corpos com feições esqueléticas, trabalhadores exageradamente com corpos magros, perfil de homens e mulheres que trabalhavam com a terra.
B) a obra apresenta uma característica que predomina em todo o mural, a representação dos corpos foi articulada às tendências clássicas, com formas proporcionais, rígidas e perfeitas.
C) a pintura mostra uma plantação em tons de verde e azul, cores bem brasileiras, com homens magros e as formas femininas com seios enormes.
D) uma característica de destaque no mural é a perfeição dos corpos e no fundo a paisagem naturalista.
E) o Café apresenta uma característica marcante, é a técnica da exageração, com representação dos corpos volumosos em todo o mural da pintura.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 102
Vamos para o Anterior: Exercício 100
Tente Este: Exercício 102
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes plásticas