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EXERCÍCIOS - Exercício 92

  • (Prefeitura de Betim - MG 2015)

Theodor Adorno, filósofo e sociólogo alemão, projetou-se como um dos críticos mais ácidos dos modernos meios de comunicação de massa. Ao exilar-se nos Estados Unidos, entre 1938 e 1946, percebeu que a mídia não se voltava apenas para suprir as horas de lazer ou dar informações aos seus ouvintes ou espectadores, mas fazia parte do que ele chamou de indústria cultural. Um imenso maquinismo composto por milhares de aparelhos de transmissão e difusão que visava produzir e reproduzir um clima conformista e dócil na multidão passiva.
Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2003/09/08/000.htm. Acesso em 07 out. 2015.

As características da mídia de massa apontadas nos estudos de Theodor Adorno são percebidas ainda hoje e, conforme determinado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de arte precisa estar também voltado para o desenvolvimento da sensibilidade que leva a “reconhecer e criticar ações de manipulação contrárias à autonomia e ética humanas...”. Sendo assim, a habilidade da Matriz Básica de Arte que melhor contempla essa determinação é.


A) conhecer e experimentar as novas tecnologias, suas possibilidades expressivas e comunicativas e os diferentes usos nas linguagens artísticas contemporâneas.

B) construir um olhar crítico sobre os elementos e formas que favoreçam o desenvolvimento do pensamento artístico e estético.

C) reconhecer os sentidos e intenções existentes nas imagens da cultura de massa, nas produções artísticas veiculadas ou não nas mídias, posicionando-se criticamente.

D) relacionar arte e cultura, compreendendo e respeitando o valor dos objetos estéticos dentro de sistemas simbólicos e culturais.


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