JornalismoDiversos
- (FGV 2015)
“ Jornalismo é espaço público por onde são transferidas informações relevantes, com potencial para alterar a realidade, que se sucedem no tempo e no espaço, objeto de interesse da coletividade e abrangidos pelos seus critérios de cobertura. Essas informações têm de ser transmitidas com honestidade, fidelidade, precisão e responsabilidade. Devem ser mediadas por um processo ético, rigoroso, criterioso, isento, imparcial, sem preconceito e independente na sua apuração, organização, hierarquização, aferição e difusão dos acontecimentos. Também é necessário que estejam acompanhadas de contextualizações e análises confiáveis e sejam apresentadas com linguagem clara, precisa e objetiva, que permita elucidação e esclarecimento de seus significados, de suas causas e de seus efeitos na sociedade” (Manual de Jornalismo da EBC, 2013). A partir da leitura do parágrafo acima, é possível apreender alguns dos pressupostos do Jornalismo Público, com destaque para:
A) subordinação do Jornalismo Público à política de comunicação social delineada pelo Ministério das Comunicações do Brasil;
B) fomento à construção da cidadania, ao aperfeiçoamento da democracia e à participação da sociedade;
C) atendimento a todos os atores sociais brasileiros, com ênfase nas produções jornalísticas que traduzam a estereotipia cultural em vez dos regionalismos;
D) valorização e defesa dos interesses estatais através de cobertura jornalística que se oponha à chamada grande mídia;
E) veiculação de questões de interesse do público uma vez que as rádios recebem outorgas públicas para operação.
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