Educação físicaDiversos
- (Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ 2016)
De acordo com Marcellino (2006), “integrando a cultura em seu sentido amplo – e em constante relação com a sociedade –, o lazer como uma necessidade humana sempre existiu, adquirindo contornos distintos ao longo da história. Hoje em dia, adquire características de mercadoria vendida no mercado do entretenimento, mas pode ser visto também como elemento de denúncia da realidade opressora, além de anúncio de novas possibilidades de vida". Nesse sentido, é possível afirmar que:
A) o lazer, embora seja considerado como um fenômeno cultural e apolítico, deve propiciar o desenvolvimento pessoal e social
B) o lazer deve, obrigatoriamente, se apresentar como portador de um aspecto educativo, isto é, além das possibilidades de descanso e divertimento, deverá propiciar o desenvolvimento cultural e esportivo
C) o lazer não recebe influências da estrutura social vigente e, portanto, deve ser considerado como um fenômeno cultural e apolítico
D) o lazer pode se apresentar como portador de um duplo aspecto educativo: veículo e objeto de educação. Assim, além das possibilidades de descanso e divertimento, pode propiciar o desenvolvimento pessoal e social
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