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PsicologiaPiaget


EXERCÍCIOS - Exercício 22

  • (COPESE - UFPI 2016)

Assinale a opção CORRETA.


A) A investigação sobre as origens sensório-motoras da imagem mental revela que ela resulta de um longo processo evolutivo da atividade imitativa, polo de acomodação da inteligência. A pesquisa sobre a Gênese da Imitação, feita por Piaget, mostra que essa atividade, desde os primeiros meses de vida da criança, evolui progressivamente na direção da imitação diferida, e esta, na direção da imagem mental. A função da imitação é, desde o começo, reproduzir ou figurar os caracteres particulares dos objetos, cujo desenvolvimento ocorre por influência do esquematismo sensório-motor e, a seguir, pelo esquematismo conceptual.

B) Na pesquisa sobre a transição dos esquemas sensório-motores para os esquemas conceptuais, Piaget mostra que os primeiros esquemas verbais da criança refletem o uso da linguagem, a qual se reporta a objetos interiores assimilados em função dos esquemas sensório-motores em via de interiorização ou de conceptualização.

C) Na passagem dos esquemas sensório-motores para os esquemas conceituais, Piaget não deixa de outorgar a importância devida à linguagem, sobretudo na atividade de narrativa do sujeito; porém, a narrativa não explica a própria novidade construtiva da estrutura conceptual do pensamento, pois esta é produto da reorganização dos esquemas externalizados (abstrações reflexivas).

D) De acordo com Piaget, se as crianças, alcançadas a representação e a função motora, não exercitarem a evocação e reconstituição das ações vividas, através das narrativas, não haverá possibilidade de que os esquemas se interiorizem e se transformem em conceitos. Para isso, é necessário que elas estejam inseridas em permanente troca simbólica (exprimir e trocar, com outras crianças e adultos, lembranças, projetos, pensamentos e sentimentos).

E) Se a estrutura do pensamento não deriva da estrutura da linguagem, isso leva a subestimar o papel da linguagem na construção de representações propriamente ditas. Por isso, Piaget, ao questionar-se sobre a passagem da linguagem ligada ao ato imediato e presente (primeiros esquemas verbais) para a construção de representações verbais propriamente ditas (de juízos de constatação e não mais apenas de juízos de ação), responde que a narrativa constitui um intermediário indispensável como meio de evocação e de reconstituição.


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