PedagogiaProjeto político pedagógico (2)
- (VUNESP 2022)
Lucia, professora das séries iniciais do ensino fundamental, está, há três anos, em uma escola cuja gestão promove o trabalho docente cooperativo para o desenvolvimento do currículo, o que tem estimulado estudos, experiências e debates, propiciando a ela e aos demais muitos aprendizados em favor de uma aprendizagem significativa para seus alunos. Os textos de Berbel (2011) e de Lopes e Pontuschka (2009) auxiliaram o grupo na reconstrução crítica de situações de aprendizagem, articulando conteúdos factuais e conceituais de História e de Geografia com habilidades, atitudes e valores pertinentes, favorecendo aos alunos as “aprendizagens essenciais” (BNCC, 2017) às quais eles têm direito. Nesses textos, os referidos autores explicitaram uma abordagem didático-metodológica que
A) resgata experiências históricas da educação infantil e do ensino fundamental, de renome internacional, que valorizam o contato com a natureza e agregam a dimensão lúdica, sempre pertinente.
B) garante a memorização de conteúdos disciplinares que são pré-requisitos para a sequência dos estudos até a universidade, além de garantir o sucesso nas provas e, assim, combater a evasão.
C) tem sido aplicada com grande sucesso em países desenvolvidos, valendo-se do avanço das novas tecnologias para o barateamento dos custos com pessoal, o que é bom para os países pobres.
D) considera os alunos como sujeitos que constroem conhecimento, interagindo e dialogando sobre a realidade que compartilham, problematizando-a e buscando soluções de forma ativa e responsável.
E) é capaz de formar, também em nosso país, brasileiros e brasileiras com conhecimento da história e da geografia de sua terra natal, dotando-os de argumentos para defendê-las com civismo e patriotismo.
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