PedagogiaProjeto político pedagógico (2)
- (FUVEST 2022)
De acordo com o Coletivo de autores (2012), a Educação Física é compreendida como uma disciplina do currículo, cujo objeto de estudo é a expressão corporal como linguagem. É através da expressão corporal enquanto CONCURSO PROFEM 2022 linguagem que será mediado o processo de sociabilização das crianças e jovens na busca da apreensão e atuação autônoma e crítica na realidade, através do conhecimento sistematizado, ampliado, aprofundado, especificamente no âmbito da cultura corporal. Nessa concepção, evidenciam-se possibilidades de a Educação Física trazer contribuições relevantes ao esforço coletivo de construção de um projeto político-pedagógico que se concretiza através da dinâmica do currículo. Nessa perspectiva crítica, é correto afirmar sobre a avaliação:
A) Não se pode cair no reducionismo de um universo meramente político de entendimento, sendo necessária a consideração de outras dimensões desse processo como, tal como, as suas significações, implicações e consequências pedagógicas.
B) Cada vez mais, compreende-se que a avaliação é um dos aspectos essenciais do projeto pedagógico, justamente por ser através dela que se cristalizam mecanismos atitudinais e procedimentais do processo ensino aprendizagem.
C) Deve servir de referência para a análise da aproximação ou distanciamento do eixo curricular que norteia o projeto pedagógico da escola.
D) Deve estar referenciada nos objetivos do plano escolar. Deve-se ter em conta, claramente, o projeto de sociedade capitalista que queremos construir e o projeto humanístico que se efetiva na dinâmica curricular.
E) Deve mensurar durante o trabalho pedagógico aspectos de conhecimento, habilidades e atitudes, levando em conta as condutas sociais dos alunos na atribuição das notas e conceitos.
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