PedagogiaMetodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática
- (Instituto Consulplan 2022)
Ao escolher a metodologia de ensino ideal para a escola é possível colocar em prática sua missão, visão e valores implementados na aprendizagem dos alunos. Desse modo, eles são educados seguindo esses princípios, motivados pelo que a gestão acredita ser o melhor para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus estudantes. Portanto, a metodologia escolhida guiará os professores nesse processo, indicando as metodologias de ensino e, às vezes, até mesmo os recursos de aprendizagem. O Brasil tem um representante importante entre os teóricos da educação; Paulo Freire (1921-1997) foi um educador e filósofo brasileiro, reconhecido mundialmente por aquilo que se denominou de metodologia freiriana. Segundo o método freiriano, há três fases no processo de desenvolvimento do pensamento crítico. Considerando a informação dada, NÃO representa uma das fases no processo de desenvolvimento do pensamento crítico da metodologia freiriana:
A) Problematização: é quando a visão crítica começa a tomar forma. Os alunos são incentivados a colocar a mão na massa e procurar soluções para o problema.
B) Tematização: professores e alunos, juntos, passam por um processo de decodificação desses temas escolhidos. Então definem um problema, relacionado ao assunto, que se tornará um projeto.
C) Aprendizagem: não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno; mas, sim, como o próprio desenvolvimento do aluno, pois requer compreensão do todo assim como das partes, e estas deverão ser entendidas no contexto do todo.
D) Investigação temática : o professor deve conhecer a fundo o aluno, desde o seu contexto social até as suas aptidões. A partir disso, ele planeja as temáticas a serem trabalhadas durante as aulas, ou seja, o aprendizado é pautado nas experiências de vida dele.
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