Procura

PedagogiaPráticas avaliativas: sujeitos objetos e métodos da avaliação


EXERCÍCIOS - Exercício 86

  • (Instituto Consulplan 2022)

Hoje, em pleno século XXI, o acesso universal à informação tem sido um grande rival para esse modelo professoral. As comunidades virtuais formadas ao redor de uma determinada temática têm gerado um estímulo muito maior ao aprendiz por meio de uma interação direta na construção do seu próprio conhecimento. Nesse novo modelo em que o aluno é partícipe do seu aprendizado, as aulas expositivas têm se tornado cada vez mais enfadonhas e desestimulantes. É, em grande parte, devido a esse contexto, que vários educadores e pensadores ligados à educação estão aderindo às metodologias ativas. Dentre algumas metodologias ativas que podem ser utilizadas pelos professores estão: aula expositiva dialogada; visita técnica; grupo de debates; seminário; estudo dirigido; Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem-Based Learning (PBL); filmes; storytelling ; sala de aula invertida ( flipped classroom ); dentre outras. Considerando o exposto, bem como o estudo dirigido, assinale a afirmativa correta.


A) A função do educador é problematizar, trazer as perguntas, compartilhar a realidade, questionar, experenciar, conhecer, aprender, libertar, humanizar. Por isso, nesse processo de ensinagem, denominamos esses educadores de aprendentes.

B) A teoria deve ser vista pelos estudantes em casa, previamente à aula. E, em sala de aula, presencialmente, as dúvidas e os exercícios de aprofundamento/aplicação são desenvolvidos em conjunto com os professores. Nesse processo, o professor é mais um orientador, estimulador, norteador, do que simplesmente um “passador de conteúdo”.

C) É considerado um método de “ensino independente”; pode ser realizado “em grupo ou individualmente”. O fato de ser independente não significa que o educar não deva assumir o papel de orientador e mediador. Nessa metodologia ativa, o educador disponibiliza aos educandos questões-problema, um roteiro em que os alunos devem buscar as respostas.

D) Fundamenta-se na resolução de problemas que desafiam os educandos a buscarem as respostas para determinadas situações que ocorrem em sua escola, comunidade, munícipio, dentre outros contextos. Através dessa metodologia torna-se possível descobrir as áreas de interesse dos alunos, suas habilidades, dentre outras potencialidades que precisam ser descobertas, reconhecidas e desenvolvidas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 87

Vamos para o Anterior: Exercício 85

Tente Este: Exercício 6

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=21.17ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=0.74ms))((ts_substr_im=2.69ms))
((total= 25ms))