PedagogiaProjeto político pedagógico (2)
- (Instituto Consulplan 2022)
O Projeto Político-Pedagógico (PPP), ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola. (VEIGA, 1998, p. 13-14.) O PPP é constituído de três partes que se integram para traçar o projeto da escola: marco situacional, marco conceitual e marco operacional. Considerando o exposto, bem como o marco operacional, assinale a afirmativa correta.
A) Parte do estudo da realidade escolar, constituindo-se a identidade institucional da escola, o que possibilita identificar e fortalecer práticas pedagógicas coerentes com essa identidade.
B) Compreende o planejamento das ações a serem tomadas pela comunidade escolar para efetivar o projeto de escola. Trata-se de um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em busca da solução de problemas no propósito de tomada de decisões.
C) Trata da observação atenta e criteriosa da comunidade escolar, do conhecimento das concepções que subsidiam o entendimento da sua realidade. Essa análise deve valorizar a pluralidade cultural, o respeito às diferenças de gêneros, raça, etnia e orientação sexual, que são elementos constitutivos do território educacional em que a escola está localizada.
D) Trata das concepções e fundamentos teóricos nos quais a escola se pauta para atender à sua função social, na qual relaciona-se o seu contexto com concepções e pressupostos teóricos que mais se aproximam da realidade de sua comunidade escolar e das necessidades da escola pública, a fim de definir as ações a serem desenvolvidas no cotidiano escolar, bem como as projetadas como referência para o futuro.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 168
Vamos para o Anterior: Exercício 166
Tente Este: Exercício 91
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia