PedagogiaProjeto político pedagógico (2)
- (FGV 2022)
“A questão do planejamento é desafiadora, pois projetar é para o humano, e não poucas vezes estamos diminuídos em nossa humanidade, estamos desanimados, descrentes, cansados. Também no meio educacional – entre professores, membros de equipes de coordenação, direção, mantenedores, pais, funcionários, alunos –, estão presentes forças de vida e forças de morte. Chegamos a nos sentir com ausência de desejo: quem quer a escola? Quem acredita na escola como caminho de construção de uma sociedade mais justa? Escola para quê? Simplesmente como meio de subsistência? (…) O que dá vida a uma escola? Seria o planejamento? Não podemos ter esta ilusão. São as pessoas, os sujeitos que historicamente assumem a construção de uma prática transformadora.”
(VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014)
Com base no trecho acima, o desafio para o engajamento de professores no processo de planejamento é que:
A) o condicionamento da atividade de planejamento pelos membros da direção é dificultado pelo comodismo dos professores;
B) os educadores devem ser capazes de superar a descrença no papel transformador da escola para se engajarem no planejamento;
C) as forças de vida e de morte são obstáculos ao engajamento eficaz dos professores no processo de planejamento;
D) os professores devem refrear os desejos utópicos para serem capazes de produzir e realizar um planejamento eficaz;
E) o processo de planejamento cria dificuldades para a escola em sua missão de construir uma sociedade mais justa e humana.
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