PedagogiaDiversos (14)
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2022)
Placco e Almeida (2015) apresentam uma síntese de pesquisarealizadacom400CoordenadoresPedagógicos de 13 estados brasileiros na qual foi possível caracterizar o trabalho desses profissionais. Os achados da pesquisa são relevantes para subsidiar políticas públicas na área.
Quanto a isso, em relação ao trabalho do Coordenador Pedagógico (CP), a investigação não constatou que
A) prevalece o eixo da articulação em detrimento do eixo da formação e o eixo da transformação quase nunca chega a ser cogitado pelos entrevistados, na atuação do CP.
B) o CP tem grande dificuldade para estabelecer prioridades e realizar ações que atendam às reais necessidades da escola.
C) na condução da elaboração, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico, o CP obtém o envolvimento ativo de toda a comunidade escolar, guiando-a por meio de reflexões pedagógicas consistentes com as necessidades da educação e da escola.
D) o trabalho que o CP realiza na formação continuada de professores é precário e esporádico, prevalecendo a aprendizagem que emerge da experiência sobre a fundamentação e a reflexão teórica sobre essa prática.
E) a própria formação continuada do CP deixa a desejar, pois, de modo geral, se resume a cursos e encontros, quase sempre pontuais, guiados por temas decididos pelas instâncias superiores.
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