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PedagogiaDiversos (14)


EXERCÍCIOS - Exercício 236

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2022)

No texto A questão da autonomi a, Chauí (2001) formula críticas às propostas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o ensino superior na América Latina e no Caribe, considerando que atendem a uma tecnocracia tributária do modo de produção capitalista neoliberal.
Essa autora explica que o BID propôs uma reforma que visava desfazer a identificação entre ensino superior e universidade por meio de uma tipologia que correlaciona funções do Ensino Superior, de um lado, e finalidade, fonte de investimento, forma de credenciamento e de avaliação e relação com o mercado, de outro.
Considerando essa tipologia do BID, associe as funções do Ensino Superior, presentes na COLUNA I, com suas características, descritas na COLUNA II.
COLUNA I1. Elites 2. Profissional 3. Técnico 4. Generalista
COLUNA II(   ) Sua finalidade é a oferta de programas de curta duração, com treinamento em habilidades práticas preparando para ocupações de nível médio no mercado de trabalho.
(   ) Sua fonte de investimento é exclusivamente pública, de grande porte, a fundo perdido, com o mínimo de prestação de contas externas e gerenciado com autonomia. (   ) O credenciamento é individual e a qualidade deve ser avaliada segundo a eficiência adicionada ao currículo. (   ) Sua finalidade é preparar para mercados profissionais específicos que exijam ensino superior. (   ) A avaliação é interna, feita pelos pares, e a relação com o mercado é indireta.
Assinale a sequência correta.


A) 3 1 2 2 4

B) 4 2 1 1 3

C) 2 3 4 3 1

D) 3 1 4 2 1

E) 1 4 2 3 2


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