PedagogiaDiversos (14)
- (CESGRANRIO 2022)
As empresas têm, nos últimos anos, investido bastante nas avaliações institucionais. A partir do discurso de que a avaliação garante qualidade, muitas vezes, o processo avaliativo torna-se um fim em si mesmo e finda por promover uma seleção e uma classificação dos sujeitos nele envolvidos. Entretanto, a política de avaliação em uma empresa avalia fundamentalmente programas, processos, metas e objetivos estabelecidos, infraestrutura física e de pessoal. É muito importante que essa avaliação ocorra de maneira democrática, considerando que os funcionários sejam envolvidos no processo, de forma que a questão ética da avaliação seja preservada e que tal processo possa ser comprometido com as aprendizagens que ele pode gerar. A prática da autoavaliação institucional pode gerar equipes cuja confiança e respeito às diferenças seja a tônica no ambiente de trabalho.
Essa concepção de avaliação descrita acima pode ser entendida como uma prática
A) social, intersubjetiva e produtora de sentidos e aprendizagens.
B) seletiva dos sujeitos nela envolvidos.
C) classificatória das ações e metas avaliadas.
D) meritocrática, que premia os programas bem sucedidos e os sistemas de aprendizagem.
E) investigativa, paliativa e indutora dos objetivos e metas.
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