Procura

PedagogiaTeorias curriculares


EXERCÍCIOS - Exercício 55

  • (FEPESE 2022)

Segundo Tomaz Tadeu da Silva (2010), talvez seja mais importante e interessante saber quais questões uma teoria do currículo ou discurso curricular procura responder, do que buscar uma definição propriamente dita de currículo.
Analise as afirmativas abaixo, à luz das discussões propostas pelo autor.
1. O currículo é a especificação precisa de conhecimentos, objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que possam ser mensurados. Portanto, as teorias do currículo são neutras, científicas e desinteressadas.
2. A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado.
3. O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo.
4. As teorias do currículo também se ocupam em responder à questão: o que eles ou elas devem se tornar? Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão “seguir” aquele currículo.
5. As teorias do currículo estão situadas num campo puramente epistemológico, de competição entre teorias no sentido clássico, ou seja, de teorias isentas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 56

Vamos para o Anterior: Exercício 54

Tente Este: Exercício 8

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.18ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=2.42ms))((ts_substr_im=0.73ms))
((total= 6ms))