PedagogiaFunção social da escola e compromisso social do educador
- (FGV 2022)
Leia com atenção o trecho a seguir.
“Ao tentar manter ausente a cultura dos currículos ou renegá-la a espaços periféricos como festas e ou aos tempos da Educação Infantil, o sistema escolar público adere e colabora com os brutais processos históricos de manter ausentes os setores populares como produtores de conhecimentos, valores, culturas, modos de pensar o real e de pensar-se”
(ARROYO, 2011, p.345)
Nessa perspectiva, considerando que os currículos são produtores de sujeitos dotados de classe, etnia e gênero, o papel da escola frente à possibilidade de incluir todos no currículo deve ser o de
A) promover a organização das classes, de modo que tenhamos uma homogeneidade nos ritmos de aprendizagem.
B) investir em uma formação de professores que possa abarcar o estudo sobre a inclusão e as diferenças entre os educandos.
C) incrementar a competição entre as diferentes disciplinas do currículo.
D) promover entre os docentes a discussão sobre o significado dos conteúdos do currículo e investir em práticas escolares que incluam toda a comunidade escolar.
E) incluir danças folclóricas e trabalhos com lendas e parlendas em todos os níveis.
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